Convênio entre Funap e Prefeitura oferta 70 vagas de trabalho para reeducandos em Jundiaí – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Parceria acontece por meio do Programa de Alocação de Mão de Obra

Na manhã de hoje, 09/04, aconteceu a assinatura de convênio entre a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – Funap, a Secretaria de Administração Penitenciaria (SAP) e a Prefeitura de Jundiaí para contratação de mão de obra de 70 reeducandos da Penitenciária I de Franco de Rocha. O evento aconteceu no Gabinete do Prefeito, com a presença de autoridades públicas e imprensa local.

Os reeducandos contratados irão atuar na manutenção e preservação de espaços públicos, em uma iniciativa que capacita os trabalhadores presos, gera renda e ainda oportuniza retorno para a sociedade. Entre as atividades estão a limpeza de ruas, parques, avenidas e preservação de prédios públicos. A estimativa da Prefeitura é de que o grupo consiga realizar a manutenção de 700 km de área por mês.

O contrato entre Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Jundiaí é celebrado dentro do Programa de Alocação de Mão de Obra da Funap. A iniciativa fechou, apenas em 2019, 44 novos contratos com órgãos públicos e empresas privadas, gerando 2.393 novos postos de trabalho. Atualmente, cerca de 40 mil reeducandos trabalham por intermédio desta política pública no Estado de São Paulo.

Diretor Executivo da Funap, Henrique Neto

O Diretor Executivo da Funap, Henrique Neto, agradeceu os envolvidos e enalteceu a importância da parceria “Essa prestação de serviços é importante para a cidade e para o sistema penitenciário. O reeducando se sente valorizado, ele se sente prestigiado. E nós temos certeza que esse trabalho terá grande futuro”.

Em seu discurso, o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, afirmou que o convênio consolidado é um grande presente para a cidade “O trabalho vai seguir um plano de ação, definido pela UGISP, e tem como objetivo ampliar o atendimento das demandas existentes. É importante também considerar o caráter social da iniciativa, já que o Estado tem essa mão de obra disponível com a oportunidade de aprender uma qualificação e não retornar ao sistema prisional. O passado não se muda, mas o presente é a oportunidade de construir um futuro melhor, e essa iniciativa oportuniza a reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.

Nivaldo Restivo, secretário de Estado da Administração Penitenciária, disse que espera que a iniciativa seja replicada para os demais municípios do Estado “Mais do que deixar a cidade bela, isso é importante naturalmente, essa atitude que a Prefeitura de Jundiaí adota oferece uma oportunidade a alguém que cometeu um erro. Não é alguém que é um erro, ele cometeu um erro em algum momento da vida e por isso cumpre a pena aplicada pelo Poder Judiciário. Entendemos que o Estado tem uma função muito mais digna, muito mais ampla do que simplesmente fazer a custódia do apenado. Ao Poder Público exige-se que faça sim a custódia, mas, acima de tudo, que prepare para que ele não se torne um frequentador habitual do sistema penitenciário paulista”.

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do convênio a Drª Jovanessa Ribeiro, juíza do Deecrim; Dr. Antônio José de Almeida, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo; Dr. Jean Ulisses Campos Carlucci, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central do Estado; Dr. Marcos Paulo de Oliveira, Diretor da Penitenciária I de Franco da Rocha; Dr. Alexandre Apolinário, Diretor geral do CDP de Jundiaí e Cassiano Machado, Diretor Comercial da Funap. Também compareceram os gestores municipais Gustavo Maryssael, Gestor da Casa Civil; Parismoschi, Gestor de Governo e Finanças; Fernando Souza, Gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania; Thiago Maia, Gestor de Inovação e Relação com o Cidadão; Adilson Rosa, Gestor de Serviços Municipais e Infraestrutura e Jaco, Gestor de Segurança Municipal.