Laborterapia: conheça o processo de confecção dos panos de prato da FUNAP
Mais do que meros tecidos, os panos de prato da FUNAP são produzidos por reeducandas no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Prof. André Teixeira de Lima” (HCTP I) de Franco da Rocha (SP). Além da remuneração em dinheiro, o trabalho funciona como terapia para as internas.
Tudo começou quando uma das enfermeiras que trabalha no hospital decidiu utilizar pintura e bordado de panos de prato como técnica terapeuta. Evaldo Luiz da Silva, diretor de produção da FUNAP, conta que a fundação ficou sabendo e decidiu formalizar as atividades. Hoje, ela é responsável por contratos de trabalho e entrega de insumos no local, como panos, linhas, tintas, agulhas, etc.
“Antes elas (reeducandas) não tinham dinheiro e dependiam de doações. Então a gente viu e assumimos essa conta. Com isso, nasceu a oficina de artesanato”, explica Evaldo.
Os panos de prato podem ser encontrados no e-commerce da FUNAP (www.funap.com.br) e na loja física localizada na Rua Líbero Badaró, 600, Centro – São Paulo/SP.
Ao adquirir um desses itens, você apoia diretamente o processo de ressocialização e o cuidado com a saúde mental dentro do sistema prisional.
Comments are closed