Funap inaugura Sala de Leitura do Projeto “Salas da Liberdade” na Penitenciária Feminina II de Tremembé – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Funap inaugura Sala de Leitura do Projeto “Salas da Liberdade” na Penitenciária Feminina II de Tremembé

Na manhã de hoje (10/03), a FUNAP realizou a cerimônia de inauguração da Sala de Leitura do Projeto “Salas da Liberdade” na Penitenciária Feminina II de Tremembé.

A cerimônia foi bastante prestigiada, contando com a presença do Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Marcello Streiffinger, do Diretor Executivo da Funap, Mauro Lopes dos Santos, do Coordenador das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral, Nestor Pereira Colete Júnior, da Diretora Substituta da Penitenciária Feminina II de Tremembé, Sandra Vargas Arouca, de representantes de universidades da região, sociedade civil, dentre outros parceiros.

O projeto “Salas da Liberdade” faz parte do Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade” e proporciona às unidades prisionais a otimização dos espaços físicos destinados às atividades de leitura, ofertando às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito às práticas sociais educativas de natureza cultural, por meio do acesso aos acervos literários disponíveis.

A FUNAP disponibilizou todo o mobiliário necessário à montagem da sala, contando mesas, cadeiras, estantes e carrinhos de livros. Tal mobiliário é produzido por reeducandos que trabalham nas oficinas da Diretoria de Produção da FUNAP, instaladas no interior de penitenciárias. Além disso, por meio de contrato entre a FUNAP e a Unidade Prisional, há o emprego de um monitor de sala de leitura, reeducando contratado que auxilia os usuários no manuseio e escolha dos livros, assim como no controle do acervo.

O Programa é desenvolvido em parceria de instituições de ensino que realizam a indicação dos livros que serão adquiridos pela FUNAP.

O acervo da sala nesta unidade prisional conta com obras indicadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e adquiridas pela FUNAP, obras doadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo escritor Valdi Ercolani e obras do projeto de Leitura Palavra de Paz, da Sociedade de Apoio ao Conhecimento e Paz Interior.

Há ainda a parceria com instituições de ensino que disponibilizam pareceristas que avaliam as resenhas produzidas pelo reeducando. Tais resenhas apreciadas e avaliadas darão suporte ao Poder Judiciário para a realização da remição das penas dos reeducandos participantes do Programa.

Categories:

Tags:

Comments are closed