Funap inaugura em Araraquara sua 15° “Sala da Liberdade” – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Funap inaugura em Araraquara sua 15° “Salas da Liberdade”

Nesta quinta-feira (26), a Funap realizou a inauguração de mais uma Sala de Leitura do Projeto “Salas da Liberdade”, dessa vez na Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara.

O Projeto “Salas da Liberdade” tem como objetivo otimizar os espaços de leitura nas unidades prisionais do sistema paulista, visando proporcionar às pessoas privadas de liberdade o acesso a práticas educativas e culturais por meio do acervo literário disponível. A inauguração da Sala de Leitura na Penitenciária Araraquara é um passo significativo nessa direção, abrindo as portas para a transformação e o crescimento intelectual dos reeducandos.

A sala de leitura foi equipada pela Funap com estantes de livros, carrinhos de leitura, mesas e cadeiras, que foram disponibilizados para criar um ambiente propício não só para a leitura individual, mas também para discussões e mediações sobre as obras literárias. Essa infraestrutura completa, aliada ao comprometimento da Direção da unidade prisional, solidifica a base necessária para a participação ativa dos reeducandos nas atividades relacionadas ao Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade” – PROLLIB.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, incluindo Damiano Neto, Vice Prefeito de Araraquara; Paulo Fernando Paes Landim, Presidente da Câmara de Araraquara; Jean Ulisses Campos Carlucci, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste; Mauro Lopes dos Santos, Presidente e Diretor Executivo da Funap; Marcelo Pedro Antônio, Diretor da Unidade Prisional; Alexandre Silveira Campos, Vice Coordenador do Curso de Letras da UNESP; Nilton Bigotte, Coordenador do SENAI de Araraquara, bem como diretores de unidades prisionais da região, servidores da Funap e da própria unidade prisional.