Projeto piloto disponibiliza tablets para clube de leitura com reeducandos – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Projeto piloto disponibiliza tablets para clube de leitura com reeducandos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) e o Observatório do Livro e da Leitura, lançou, no último dia 1º de abril, o “Clube de Leitura Digital Palavra Mágica”. O projeto piloto visa levar livros digitais por meio de tablets para dentro dos presídios paulistas, com o objetivo de disseminar, ainda mais, a leitura em ambientes carcerários e o acesso à remição de pena pela leitura.

Nesta primeira etapa, dez dispositivos eletrônicos foram entregues à Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara. A obra escolhida para os encontros do clube de leitura digital foi “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Os reeducandos poderão ter acesso ao equipamento somente na sala de leitura do estabelecimento penal, sob a supervisão do mediador e de servidores do setor de educação do presídio.

Para Jean Ulisses Campos Carlucci, Coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), essa iniciativa inovadora representa uma oportunidade de fornecer mais conhecimento educacional e cultural à população prisional, ao mesmo tempo em que contribui para o processo de reintegração à sociedade. “Nosso objetivo é obter resultados positivos para que possamos aperfeiçoar e expandir o projeto em nível estadual”, afirmou Carlucci.

Alexandre Rodrigues Cabrera, Diretor de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP, também vê a ação com otimismo. “A disponibilização de tablets para os reeducandos não apenas inova o acesso à leitura dentro dos presídios paulistas, mas também abre novas possibilidades de ampliação e aperfeiçoamento dos projetos. O crescimento dos projetos de leitura de 6 mil atendimentos em 2022 para 24 mil atendimentos em 2023 é um indicativo de que estamos no caminho certo e de que os reeducandos têm interesse por esse tipo de atividade”, avalia.

O lançamento da ação contou com a presença do vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, do presidente da câmara de vereadores de Araraquara, Paulo Landim, do coordenador da CRN, Jean Ulisses Campos Carlucci, do diretor da Penitenciária de Araraquara, Marcelo Pedro Antônio, do diretor de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Alexandre Rodrigues Cabrera, do presidente do Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim, do delegado da Polícia Federal Auris Brizola, e da representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Josimara Ruiz.