REEDUCANDOS DO SISTEMA PRISIONAL PAULISTA RETORNAM ÀS ATIVIDADES NA EFCJ – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

REEDUCANDOS DO SISTEMA PRISIONAL PAULISTA RETORNAM ÀS ATIVIDADES NA EFCJ

Atividades são realizadas por meio do Programa de Alocação de Mão de Obra da FUNAP, que viabiliza postos de trabalho aos reeducandos

Em 2 de dezembro, os reeducandos do sistema prisional paulista, por intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) voltaram a auxiliar os funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) nos serviços gerais de manutenções e conservações prediais e da via permanente da ferrovia. Os trabalhos haviam sido interrompidos em março de 2020, no início da pandemia da Covid-19.

Trinta e três reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária “Dr Edgar Magalhães Noronha” (CPP) de Tremembé-SP realizam atividades atualmente na EFCJ, que fornece a eles transporte entre o local de trabalho e o CPP, alimentação, equipamentos de proteção individual (EPI) e remuneração.

“A principal proposta do Programa de Alocação de Mão de Obra da FUNAP é proporcionar postos de trabalho às pessoas privadas de liberdade, oferecendo qualificação profissional e geração de renda, contribuindo para que os participantes possam retornar ao convívio social com novas oportunidades. A Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ) entende a importância desse trabalho e é uma grande parceira nesse processo”, explica Paulo Henrique Coltre, Superintendente de Comercialização da FUNAP.

Como parte da ressocialização, no dia 17 de dezembro os reeducandos participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) na Estrada de Ferro junto com os demais colaboradores da ferrovia. Entre 23 de dezembro e 3 de janeiro estarão em saída temporária, retornando aos trabalhos no dia 4 de janeiro. “Além do reforço aos colaboradores da Estrada de Ferro, essa ação tem como missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos”, diz Marcelo Scofano, Diretor Ferroviário da EFCJ.

Categories:

Tags:

Comments are closed