Funap realiza Workshop sobre contratação de mão de obra prisional – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Funap realiza Workshop sobre contratação de mão de obra prisional

O evento aconteceu em Araraquara e reuniu empresários e autoridades da região

Na manhã do dia 29/04 na Escola Senai “Henrique Lupo” em Araraquara, aconteceu um Workshop promovido pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap sobre o Programa de Alocação de Mão de obra.

O objetivo era explicar aos empresários e empreendedores da cidade os benefícios da contratação de mão de obra prisional, esclarecer dúvidas acerca de contratos e funcionamento do Programa além de apresentar os produtos fabricados pelos reeducandos nas Penitenciárias do Estado de São Paulo.

A palestra foi realizada pelo Diretor Comercial da Fundação, Cassiano Pyles, e sua equipe. Mais de 80 pessoas participaram do evento, entre autoridades, empresários e gestores públicos.

Para Pyles, o evento foi positivo e ajuda a divulgar o trabalho da Fundação junto aos detentos. “Buscamos essa aproximação com o empresariado para não apenas fazer negócios, mas principalmente para divulgar o trabalho da Funap, desmistificar a contratação de pessoas privadas de liberdade ou egressos. Agradeço muito aos organizadores pela oportunidade”, disse o diretor comercial.

Estiveram presentes também:
José Antônio Espelho – Coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai
Dr. Carlos Alberto Ferreira de Souza – Coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste
Coronel Paulo Telhada – Deputado Estadual
Rodrigo Redivo – Diretor Geral da Penitenciária de Araraquara
Diretores das Penitenciárias da região

A principal proposta do Programa de Alocação de Mão de Obra é proporcionar trabalho remunerado para homens e mulheres presos, contribuindo para sua formação, qualificação profissional e geração de renda, preparando-o para a vida em liberdade e, ao mesmo tempo, sensibilizando os empresários na contribuição para a redução dos índices de criminalidade e diminuição da reincidência.

Além dos benefícios sociais e financeiros tanto para o empresário-contratante como para o preso, uma vez que este é capacitado em uma nova profissão, há a geração de renda para ele e para a sua família, além do benefício da remição da pena (a cada três dias trabalhados, um dia de pena é remido).

No primeiro trimestre de 2019, foram gerados 44 novos contratos com órgãos públicos e empresas privadas que resultaram em 2.393 novas vagas de trabalho. Atualmente, mais de mil contratos são mediados pela Fundação no sistema prisional, oportunizando trabalho para mais de 40 mil reeducandos.

Segundo Redivo, 680 detentos da Penitenciária de Araraquara exercem algum tipo de atividade remunerada, eles representam 56% de toda população prisional da unidade.