Projeto Clube de Leitura Liberdades Poéticas é lançado na Penitenciária Feminina da Capital, promovendo reflexão e liberdade através da leitura – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Na tarde de ontem (01), a Penitenciária Feminina da Capital contou com o lançamento do Projeto Clube de Leitura Liberdades Poéticas, uma iniciativa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP em parceria com a Associação Liberdades Poéticas.

O clube de leitura contará com 20 participantes, que terão a oportunidade de explorar uma seleção diversificada de obras literárias em 2023. O acervo conta com títulos como “A Hora da Estrela”, “Capitães da Areia”, “Prisioneiras”, “Vidas Secas”, “O Parque das Felicidades”, “Imunidade Coletiva”, “As Alegres Senhoras de Windsor”, “O Cortiço”, “A Cor Púrpura” e “As Forças Caudinas”. Essas obras foram cuidadosamente escolhidas para estimular reflexões e instigar o prazer pela leitura.

A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade” e segue a mesma dinâmica das demais ações de leitura dirigida do Programa, que contam com a realização de três encontros de mediação ao longo do mês e, ao final de cada ciclo, a elaboração de um relatório de leitura para solicitação da remição de pena pela leitura.

O evento contou com a presença de Alexandre Rodrigues Cabrera, Diretor de Atendimento e Promoção Humana da Funap; Deyse Andrade, Diretora da Penitenciária Feminina da Capital; Bárbara Heller, Coordenadora do Projeto e Presidente da Associação Liberdades Poéticas; Mariana Amud Fernandes, representante da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana e André Vinícius Garcia, Gerente de Educação e Cultura da Funap.

Logo após a realização da cerimônia, o novo Clube de Leitura deu início às suas atividades e as reeducandas participantes receberam seus exemplares de “A Hora da Estrela”, primeiro título que será explorado no projeto.