Funap realiza certificação de curso pioneiro no CR de Atibaia – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Funap realiza certificação de curso pioneiro no CR de Atibaia

Realizada no CR de Atibaia, a iniciativa é uma parceria entre a Fundação ”Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Aconteceu ontem (28), a certificação da primeira turma participante do projeto piloto que moderniza espaços de educação nas unidades prisionais paulistas. Foram certificados 6 reeducandos participantes da primeira turma do curso. Entre eles, C.S.F., de 46 anos, que é mecânico de automóveis e afirma que o aprendizado obtido irá impactar positivamente em sua atividade no retorno à liberdade. “A participação no curso foi importante para me dar uma nova perspectiva. Me trouxe autoestima e mais confiança, além de trazer o interesse pela mudança. E isso eu posso aplicar na minha oficina”, comenta.

Quem também recebeu o certificado foi o monitor preso que atuou na aplicação do curso. D.B.J., de 27 anos, relatou que por ser estudante de Webdesign sempre esteve em contato com a tecnologia, carreira que pretende seguir ao terminar de cumprir sua pena. Para ele, o uso dos computadores no aprendizado dos alunos trouxe novas experiências. “Alguns deles não tinham conhecimento e intimidade com esse tipo de material, mas com a orientação necessária eles aprendem rapidamente e podem explorar o conteúdo. O desempenho da turma foi muito bom, assim como a integração entre eles. Todos se ajudaram e aprenderam juntos”, exalta o monitor.

Ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), a turma participou do primeiro módulo com 24 horas de carga horária. O propósito do projeto piloto é identificar melhorias e expandir a metodologia para as demais unidades prisionais do estado, como destaca Paulo José Evaristo da Silva, do IFSP. “Desde as primeiras conversas sempre tivemos um retorno positivo da SAP e da Funap, estabelecemos uma relação de confiança que nos permitiu construir juntos esse projeto que é pioneiro no Brasil, para agora aprimorar e expandir a atuação”, explica.

A parceria inovou as atividades educacionais para as pessoas privadas de liberdade, disponibilizando recursos digitais sem acesso à internet nas salas de aula do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”. Todo o conteúdo ofertado aos reeducandos fica centralizado em um dispositivo desenvolvido pelo IFSP para fins educacionais. Além de disponibilizar todas as aulas, o equipamento também é capaz de mensurar o desenvolvimento de cada aluno na execução das atividades.

Na certificação estiveram presentes o Diretor Geral do CR de Atibaia, Fábio Matias; o Diretor de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Sebastião Romão; o Diretor de Educação à Distância do IFSP, Paulo José Evaristo da Silva; o Coordenador do Grupo Regional  de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da Coordenadoria da Unidades Prisionais da Região Central, Ozério Tadeu Pereira; e do Gerente Regional da Funap em Campinas, Marcelo Miquelini.