Penitenciária de Dracena e a Penitenciária de Lucélia inauguram Sala de Leitura do Projeto Salas da Liberdade FUNAP
A FUNAP realizou, nesta semana, a entrega de mais duas unidades do Projeto Salas da Liberdade na região oeste do estado. As inaugurações aconteceram na última quarta-feira (25), na Penitenciária de Dracena, e na quinta-feira (26), na Penitenciária de Lucélia. Com essas entregas, o projeto atinge a marca de 62 salas de leitura inauguradas desde seu início, sendo 15 delas somente em 2025.
As cerimônias contaram com a presença dos Chefes de Departamento das unidades prisionais — Athaíde Nunes Dias, na Penitenciária de Dracena, e Marcos Antonio Hipólito, na Penitenciária de Lucélia —, além do Diretor de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP, Alexandre Rodrigues Cabrera; do representante da Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste, Rodrigo Figueirinha; da Supervisora Regional da FUNAP, Célia Verna; e dos monitores de educação da Fundação, Marcos Antonio Hidalgo e Luiz Fernando Gusella.
As salas de leitura do projeto são estruturadas para oferecer um espaço adequado ao desenvolvimento de atividades educacionais e culturais. Equipadas com estantes, carrinhos de livros, mesas e cadeiras, elas funcionam como ambientes híbridos, que abrigam projetos de leitura, cursos profissionalizantes, palestras e outras ações formativas, contribuindo diretamente para o processo de ressocialização.
Com a meta de chegar a 100 salas até o final de 2026, o Projeto Salas da Liberdade se consolida como uma política pública transformadora, promovendo o acesso ao conhecimento e incentivando a leitura e a educação nas unidades prisionais.
Comments are closed