CDP de Jundiaí inaugura oficina de reforma de equipamentos hospitalares com apoio da Funap – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Projeto Aconchego capacita os reeducandos para atuar na reforma de camas, cadeiras, andadores e mesas de metal usadas em ambiente hospitalar

Na manhã desta sexta-feira (08), aconteceu no CDP “Marcos Antônio Alves Bezerra” de Jundiaí a inauguração da oficina do Projeto Aconchego, iniciativa da unidade prisional em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, com o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, que possibilitará a participação dos reeducandos no curso de Auxíliar de Manutenção e Reforma de Bens Hospitalares.

A unidade prisional coordena as atividades da oficina, que são realizadas com insumos fornecidos pela Prefeitura de Jundiaí e pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, e com o desenvolvimento do plano de capacitação profissional dos reeducandos, instalação dos equipamentos da oficina de reformas e certificação dos participantes realizados pela Funap.

Para o Diretor Executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto, o projeto é uma importante iniciativa na humanização dos esforços de ressocialização. “A Funap fica muito feliz em poder ajudar no projeto, para que as pessoas que estão cumprindo pena na unidade possam contribuir para o espírito humanitário de Jundiaí e que, quando saírem daqui, também possam encontrar portas abertas e novas oportunidades”, avaliou Henrique Neto.

O esforço conjunto das instituições traz benefícios para a sociedade, que pode contar com equipamentos totalmente reformados e funcionais que serão entregues ao hospital, e para os reeducandos, que aprendem uma profissão e têm a possibilidade de obter a remição de pena.

“Queremos sempre incentivar as boas práticas dentro do sistema prisional e que ações como essa sejam cada vez mais frequentes. Quanto mais os reeducandos se prepararem para o retorno à liberdade, melhor para a sociedade como um todo”, declarou o Secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo.

Além do titular da pasta e do dirigente da Funap, o evento também contou com a presença de autoridades como o Coordenador da Unidades Prisionais da Região Central, Jean Ulisses Campos Carlucci, o Diretor do CDP de Jundiaí, Alexandre Apolinário de Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha, a Juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Campo Limpo Paulista, Dra. Patrícia Cayres Mariotti Cappi, a Juíza do DEECRIM 4ª RAJ, Dra. Luciana Neto Rigone, o Presidente do Centro de Formação “Antônio Frederico Ozanan”, Marcos Roberto Zamana, diretores de unidades prisionais da região e demais autoridades locais.