Programa pioneiro de leitura em presídios completa um ano – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Programa pioneiro de leitura em presídios completa um ano

Iniciativa da Funap já realizou mais de 10 mil atendimentos


No dia 12 de julho de 2018 nascia o Programa de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade”, a primeira política pública voltada para a formação de leitores e diminuição de pena por meio da leitura no sistema penitenciário paulista.

A iniciativa foi desenvolvida pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL).

A Fundação já atuava com Clubes de Leitura há cinco anos, através de parcerias com editoras, fundações e instituições de ensino. Foram criados mais de 100 Clubes no sistema penitenciário neste período. Devido ao sucesso do projeto, ocorreu a necessidade de transformá-lo numa política pública.

Sendo assim, o “Lendo a Liberdade” foi lançado com a missão de articular e agregar as atividades de leitura existentes no sistema prisional de São Paulo, assim como instituir novas ações na busca pela formação de leitores.

Cada clube conta, em média, com 20 reeducandos que recebem a indicação de uma obra literária e 30 dias para leitura, debate e produção de uma resenha. Posteriormente avaliada por um juiz e, sendo aprovada, dá direito ao reeducando de quatro dias remidos de sua pena. Há o limite de uma obra por mês e 12 leituras por ano.

Todo o processo é acompanhado por um mediador da Fundação, devidamente capacitado, que oportuniza ao reeducando um ganho de repertório literário e criticidade na leitura.

Alguns destes já receberam a visita de autoras, cujas obras são lidas pela unidade prisional, como Lucrecia Zappi e Martha Batalha, escritoras dos livros “Acre” e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, respectivamente.

Segundo o Diretor Executivo da Funap, Henrique Neto, “o Programa é uma conquista para o sistema prisional no Estado de São Paulo e, durante este um ano, cumpre o objetivo da Funap de desenvolver e capacitar reeducandos como cidadãos, favorecendo para a inclusão social dos mesmos a partir da literatura”.

Durante este um ano, a fundação contou com:

  • 112 clubes de leitura;
  • 10.102 atendimentos;
  • 10.102 resenhas;
  • Prêmio IPL – categoria de cadeia produtiva.

Categories:

Tags:

Comments are closed