No Dia Mundial do Livro, 30 reeducandos participam de palestra sobre o poder transformador da literatura – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

No Dia Mundial do Livro, 30 reeducandos participam de palestra sobre o poder transformador da literatura

A ação integra a 4ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade e teve como facilitador Galeno Amorim


No Dia Mundial do Livro, 23/04, aconteceu a palestra “Porque os livros transformam o mundo”, na Penitenciária de Araraquara. A ação, desenvolvida pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, em parceria com a unidade prisional integra 4ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O palestrante convidado foi o jornalista e presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim, para público de 30 reeducandos e de monitores da Funap.

O evento teve parceria com o Instituto Palavra Mágica, uma vertente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, cujo principal objetivo é estimular a formação de leitores visando a promoção do indivíduo e da cidadania por meio dos livros.

A advogada da Fundação, Dra. Claudia Barbieri Bombarda, esclareceu dúvidas dos reeducandos acerca da remição de pena pela leitura. O benefício é concedido para leitores privados de liberdade que, mensalmente, analisam um título, participam de debates sobre a obra com os demais membros dos Clubes de Leitura e, ao final, desenvolvem uma resenha crítica, que poderá render a remição da pena. Cada texto aprovado pode significar até quatro dias a menos no cárcere. Além disso, o Programa de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade” oportuniza ganho de repertório literário e criticidade na leitura aos participantes.

Além da palestra, a Funap desenvolveu ao longo deste mês a Campanha Abril Literário nas redes sociais e no site. A ideia era entrevistar escritores que são lidos no sistema prisional, na busca de mais visibilidade e valorização para as iniciativas pró-leitura para pessoas privadas de liberdade.

Autores como Lucrecia Zappi, Martha Batalha, Luiz Ruffato, Galeno Amorim e Menalton Braff falaram sobre suas experiências literárias e relataram como suas obras podem refletir na sociedade e nos Clubes de Leitura. Caco Ciocler, ator, diretor e escritor de “Zeide” também participou da Campanha.

Galeno, na entrevista exclusiva para a Campanha de Abril, contou sobre os inúmeros benefícios que o hábito da leitura ocasiona na vida das pessoas privadas de liberdade. “São vários benefícios simultâneos, sem contar a educação continuada que se dá o tempo todo, a ampliação do universo cultural e do conhecimento ou seu vocabulário, entre outros ganhos”.

Categories:

Tags:

Comments are closed