Penitenciária I de Guarulhos inaugura Sala de Leitura do Projeto Salas da Liberdade FUNAP
Na última quinta-feira (14), foi inaugurada a 20ª Sala de Leitura do Projeto Salas da Liberdade neste ano, na Penitenciária I “José Parada Neto”, em Guarulhos. Com essa inauguração, o projeto alcança a marca de 40 salas de leitura entregues, consolidando-se como um importante instrumento de educação e ressocialização no sistema prisional paulista.
O evento contou com a presença do Diretor Executivo da FUNAP, Mauro Lopes dos Santos; do Diretor da Unidade Prisional, André Luiz Alves; do Diretor de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP, Alexandre Rodrigues Cabrera; e do Diretor do GRATE Coremetro, Cláudio Nachibal Júnior.
Para encerrar a cerimônia, o coral “Cantando a Liberdade” emocionou os presentes com uma apresentação especial. Composto por 200 reeducandos da Penitenciária I de Guarulhos, o coral é resultado de aulas de teoria musical, técnicas de canto e ensaios ministrados por um reeducando com formação em música, contratado e remunerado pela FUNAP como monitor do projeto.
As Salas de Leitura do Projeto Salas da Liberdade são equipadas com estantes, carrinhos para livros, mesas e cadeiras, criando um espaço híbrido que atende a iniciativas de leitura, cursos profissionalizantes, palestras e outras atividades educacionais. Essa iniciativa reforça o compromisso da FUNAP em promover a reintegração social por meio da educação, cultura e capacitação.
Comments are closed