CDP I de Pinheiros inaugura Sala de Leitura do Projeto Salas da Liberdade FUNAP
Na manhã de hoje (26), foi realizada a entrega da 15ª Sala de Leitura do Projeto Salas da Liberdade deste ano no CDP I “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros. Com esta inauguração, a 35ª desde o início do projeto, a iniciativa segue consistente na meta de entregar 100 novas salas até o final de 2026. As Salas de Leitura, equipadas pela FUNAP com estantes, carrinhos para livros, mesas e cadeiras, oferecem um ambiente híbrido destinado a projetos de leitura e outras atividades educacionais, como cursos profissionalizantes e palestras.
O evento teve um destaque especial com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Luiz Antonio Cardoso. Em seu discurso, o desembargador reafirmou o apoio do TJSP aos projetos de educação e leitura nas unidades prisionais, ressaltando a importância dessas iniciativas na ressocialização dos reeducandos.
Além do desembargador, estiveram presentes o Diretor Geral da unidade, Guilherme Augusto Mesquita Nogueira; o Diretor Executivo da FUNAP, Mauro Lopes dos Santos; a representante da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana, Sônia Pestana; o Diretor da Escola Vinculadora “Romeu de Moraes”, Vinícius Barbosa Andreatta; diretores de unidades prisionais da região, servidores da unidade prisional, servidores da FUNAP e parceiros.
Outro ponto alto da cerimônia foi a apresentação musical dos reeducandos do Projeto Harmonizar, curso de música direcionado para aulas de violão e canto, realizado na unidade prisional por meio do Programa SEMEAR, uma parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Secretaria da Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. Os reeducandos tocaram violão e cantaram músicas populares, e também uma canção composta por eles mesmos, o que emocionou os presentes e evidenciou o impacto transformador das atividades culturais e educacionais dentro da unidade.

Comments are closed