Programa de Comercialização de Produtos da Ressocialização – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Programa de Comercialização de Produtos da Ressocialização

Com o crescimento do comércio de produtos falsificados, houve a intensificação das ações de fiscalização, o que ocasionou o aumento das apreensões e retirada maciça desses materiais, fazendo com que surgisse um grande problema quanto ao armazenamento dessas inúmeras apreensões.

Para minimizar esse problema, e ao mesmo tempo dar destinação social ao grande número de materiais apreendidos, a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, em mais uma iniciativa inédita em todo país, firmou convênio com a Prefeitura de São Paulo, responsável pelas apreensões, e criou o Programa de Comercialização de Produtos de Ressocialização.

Pelo programa, parte desse material é encaminhado às oficinas da Funap, instaladas dentro de unidades prisionais, onde são retirados os símbolos das marcas falsificadas. Esses símbolos são substituídos por etiquetas do programa, indicando que tais produtos são de ressocialização, o que possibilita doação a entidades beneficentes ou mesmo a venda, que auxilia a custear outros programas da Fundação.

O programa também permite que empresas especializadas em desfibração, por meio de contrato com a Fundação, possam operar no sistema prisional, reciclando o material resultante desse processo. Essas empresas arcam com os custos de todo o programa, inclusive dando oportunidade de emprego aos reeducandos que atuam nas oficinas de ressocialização.