Programa Arcos – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Escola de Empreendedorismo em Arte – ARCOS

O Programa ARCOS (Escola de Empreendedorismo em Arte) é uma iniciativa da FUNAP que visa a reconhecer, aprimorar e distribuir comercial e socialmente o artesanato produzido por reeducandos no interior das unidades prisionais do Estado de São Paulo.

Tem ainda a finalidade de desmistificar o que é produzido dentro do sistema penitenciário, despertando aptidões e senso estético, além de promover o trabalho em grupo, o aprendizado no coletivo e a transformação pessoal.

O artesanato hoje, representa uma significativa oportunidade de geração de renda e trabalho, capacitando os reeducandos que fazem parte da oficina a enfrentar o mercado quando ganharem a liberdade.

Já as linhas de produção obedecem uma realidade de espaço, maquinários, matéria-prima e nicho de mercado. Os produtos são divididos por tipologia e seguem uma orientação técnica sobre a produção, com respeito à criatividade. A produção é baseada na quantidade de trabalhadores e em um cronograma de compras elaborado pelo próprio monitor-artesão, em conjunto com a Diretoria de Produção (Dipro).

As reeducandas empregadas nas oficinas ARCOS cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária do Butantã e nos Hospitais de Custódia de Taubaté e Franco da Rocha.

Os produtos, por sua vez, são comercializados no e-commerce da Funap, que pode ser acessado pelo endereço www.funap.com.br e na loja localizada na sede, na rua Líbero Badaró, 600, Centro, em São Paulo, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h30 ao 12h00 e das 13h00 às 16h30.