CR de Araraquara inaugura Sala de Leitura do Projeto Salas da Liberdade FUNAP
A FUNAP realizou, nesta quinta-feira (10), a inauguração de mais uma Sala de Leitura do Projeto “Salas da Liberdade”, no CR de Araraquara. A iniciativa, que valoriza a educação como instrumento de transformação social, tem como objetivo proporcionar às pessoas privadas de liberdade o acesso a práticas educativas e culturais por meio da estruturação de espaços dedicados à leitura e ao aprendizado nas unidades prisionais do Estado de São Paulo.
A nova sala de leitura é a 54ª inaugurada pela FUNAP desde o início do projeto e a 7ª entregue em 2025. O espaço foi equipado com estantes, carrinhos para livros, mesas e cadeiras, sendo preparado para receber atividades de leitura, rodas de conversa, cursos profissionalizantes e ações pedagógicas complementares. A FUNAP também viabiliza a contratação de monitores e articula parcerias com instituições de ensino para doações de livros e formação de mediadores e pareceristas para os clubes de leitura.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições, entre elas a vice-prefeita de Araraquara, Lucimeire de Fátima Laurindo; o Diretor Executivo da FUNAP, Mauro Lopes dos Santos; o Reitor da UNILINS, Prof. Dr. José Aparecido Silva de Queiroz; o Chefe de Divisão Regional de Formação Educacional, Trabalho e Capacitação Profissional da Região Norte da SAP, Diogo Fraga da Silva; o Chefe de Divisão do CR de Araraquara, Otácio Manoel da Trindade Filho; a Presidente do Conselho da Comunidade e representante da OAB de Araraquara, Emili Luiz Rabelo; além dos vereadores de Araraquara Paulo Landin, Marcos Antonio Gonçalves da Rocha e Aloísio Braz; do Secretário Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Adalberto José Ferreira; servidores da FUNAP e da unidade prisional e gestores das unidades prisionais da região.
O evento foi encerrado com uma apresentação musical da canção Tempo Perdido, da banda Legião Urbana, interpretada pelo policial penal Alex Moises e pelos reeducandos E.J.S, E.V.T. e S.N.O.L.
Comments are closed