Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobre a FUNAP


FUNAP - Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”

A Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel", instituída há mais de 30 anos, é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Para isso, planeja, desenvolve e avalia, no âmbito estadual, programas sociais nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade, contribuindo para a inclusão social dos mesmos.

Na área de assistência jurídica, a FUNAP criou, em 1977, o “Projeto Jus - Apoio Jurídico ao Preso”, com o objetivo de prestar assistência jurídica integral aos presos carentes de recursos financeiros. Atualmente, conta com 271 advogados para atender uma população prisional de cerca de 165.000 presos recolhidos em 148 unidades prisionais.

Na área de educação, a FUNAP oferece Programa de Educação Básica (Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio) às pessoas recolhidas no sistema, com foco na formação cidadã e continuada de todos os agentes, buscando a Educação plena. Para tanto, implantou escolas em 107 unidades prisionais, atendendo mais de 16.000 presos e as mantém com recursos próprios.

Na área cultural, a FUNAP desenvolve várias atividades nas unidades prisionais, destacando-se: a) 146 Salas de Leitura, formadas com, no mínimo, 1.000 títulos, e equipadas com computadores para controle e otimização do acervo; b) oficinas, cursos e palestras sobre temas variados, como artesanato, informática, teatro, formação humana, música (coral e banda), meio ambiente e línguas estrangeiras.

Na área da profissionalização, a FUNAP tem centrado esforços na realização de cursos profissionalizantes com certificação que invistam na perspectiva de formação integral (gestão, cidadania, mercado, empreendedorismo, cooperativismo, etc), e buscando sempre a especialização de forma a criar real possibilidade de ingresso no mercado formal de trabalho.

Na área laboral, por meio do Programa de Alocação de Mão-de-Obra, propicia geração de renda e experiência profissional, abrindo postos de trabalho para os presos e egressos tanto em órgãos públicos, empresas privadas e terceiro setor, como nas Oficinas de Produção próprias: confecção de uniformes, com central de corte de tecido industrial; tapeçaria de cadeiras fixas e giratórias; fabricação de móveis escolares e cadeiras universitárias; marcenaria para fabricação de kit´s para reforma de móveis escolares; metalurgia para fabricação de móveis de escritório; montagem de móveis de escritório; fabricação de papel artesanal, e, por fim, reciclagem de lixo sólido.

  • Sobre a FUNAP Sobre a FUNAP
  • Sobre a FUNAP Sobre a FUNAP
  • Sobre a FUNAP Sobre a FUNAP
©FUNAP - Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" | Governo do Estado de São Paulo - Todos os direitos reservados