logo

Oficina Escola Profissionalizante


Desde 2011, o Sistema Prisional Paulista vivencia uma nova forma de capacitação profissional. Trata-se da Oficina Escola Profissionalizante.

A principal característica de uma Oficina Escola é capacitar e formar profissionais qualificados para atuar no segmento proposto (seja na área da confecção, do artesanato em madeira, entre outros possíveis), como empreendedores individuais ou em grupos organizados, a partir dos conhecimentos adquiridos para utilização de ferramentas, máquinas e equipamentos, orientados por especificações e padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Dessa forma, com fulcro em atualizar conhecimento teórico em áreas de construção de mobiliário e confecções, no presente ano de 2019, essa prática de Oficina Escola foi ampliada para as demais redes fabris da Funap junto às unidades prisionais, aumentando o alcance de capacitação das pessoas privadas de liberdade e propiciando mais suporte futuro à reinserção na sociedade com maiores possibilidades, inclusive no mercado de trabalho.

Todas as Oficinas Escolas estão ligadas ao Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, cujo objetivo é proporcionar às pessoas privadas de liberdade a formação social com a finalidade de atender o princípio da formação integral - o saber ser e o saber fazer.