http://www.funap.sp.gov.br/site/






logo

Casa Mãe


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, adotou uma série de medidas em relação ao Sistema Prisional objetivando a melhoria das condições para a população carcerária. Entre elas está a criação de estabelecimentos prisionais destinados especificamente ao público feminino. Isso significa mudança de paradigmas e a busca pela humanização destes espaços levando em consideração a questão de gênero.

A FUNAP de acordo com seus objetivos e missão, bem como diante dessa nova realidade, reforça seu compromisso para contribuir na melhoria das condições de vida das mulheres privadas de liberdade. Por isso, em parcerias com as novas unidades femininas, desde 2011, criou diversas ações articuladas, dentre elas o projeto Casa Mãe.

A Casa Mãe é um espaço diferenciado na arquitetura prisional. É uma área que integra um pátio de convivência totalmente adaptado para o acolhimento das mães e seus bebês.

No caso das novas unidades femininas, esta área é composta por 12 celas, sendo cada cela ocupada por uma mulher e seu filho, equipadas com uma cama de alvenaria para a mulher e um berço para a criança.

A FUNAP contribui para a criação de um ambiente agradável através da decoração da disponibilização de brinquedos e enxovais de cama (produzidos pela DASPRE).

Por isso serão realizadas diversas atividades com o objetivo de auxiliar a mãe presa no cuidado com seu filho e no cuidado consigo mesma. Cuidar de si significa também cuidar de seu filho e da vida.

Diante dessa premissa são realizadas atividades voltadas à saúde, ao cuidado com o bebê, higiene pessoal, cuidados com a alimentação, manutenção e higiene ambiental, entre outras. Também são realizadas palestras, oficinas e cursos com profissionais de diversas áreas (oficinas de arte-terapia e humanização dos ambientes), atuando na perspectiva de implementação de políticas públicas que respeitem a dignidade da mulher presa e da criança.