logo

Programa de Incentivo à Leitura - "Lendo a Liberdade"


O Programa de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade” é uma iniciativa desenvolvida pela Funap e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL).

Lançado em julho de 2018, ele é sinônimo de conquista para o sistema penitenciário paulista, pois representa a primeira política pública voltada para a formação de leitores e diminuição de pena por meio da leitura.


Segundo a resolução da SAP, o Programa tem como missão articular e agregar as atividades de leitura existentes no sistema prisional de São Paulo, assim como instituir novas ações na busca pela formação de leitores.


O programa nasceu após a experiência da Funap com os Clubes de Leitura, desde 2014. Cada um conta com até 20 reeducandos que recebem a indicação de uma obra literária e 30 dias para leitura, debater e produzir uma resenha.


Cada um conta com até 20 reeducandos que recebem a indicação de uma obra literária e 30 dias para leitura, debater e produzir uma resenha.


Todo o processo é acompanhado por um mediador da Fundação, devidamente capacitado, que oportuniza ao reeducando um ganho de repertório literário e criticidade na leitura.