http://www.funap.sp.gov.br/site/

Governo do Estado de São Paulo




logo

Funap realiza certificação do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania no Palácio dos Bandeirantes




Na última quinta-feira (13/12), a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel - Funap, realizou seu último grande evento de 2018: a cerimônia de certificação de 20 reeducandas do CPP Feminino do Butantan no Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania - "De Olho no Futuro".

Para representar os mais de 100 mil atendimentos do Programa no decorrer do ano, a cerimônia especial foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e contou com a presença do governador Márcio França e da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, professora Lúcia França.

Também estiveram presentes o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o Diretor Executivo da Funap, Fernando Gomes de Moraes; o Coordenado das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antônio José de Almeida; a Diretora Geral do CPP Feminino do Butantan, Rosangela Silva de Souza, além de diretores da Funap, coordenadores da SAP, gerentes, coordenadores de projetos, monitores de educação e demais servidores dos órgãos envolvidos.

Em sua fala, abrindo o evento, o diretor executivo da Funap, Fernando Gomes de Moraes, exaltou a importância da certificação ocorrer no Palácio dos Bandeirantes. "O Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania iniciou suas atividades no ano de 2013, e desde então vem acumulando resultados maravilhosos no sistema prisional. Estar aqui hoje, com a presença do governador e da primeira-dama prestigiando esse trabalho é motivo de muito orgulho para nós", destacou.

Após a fala de Moraes, a reeducanda L.C.S., uma das concluintes dos módulos do Programa, leu um texto de agradecimento em nome de todas as reeducandas presentes, ressaltando a importância das oportunidades que são geradas pela Funap e SAP no sistema prisional.

O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, recapitulou sua trajetória de trabalho no sistema prisional no estado de São Paulo e também em outros estados por onde passou, e destacou a participação ativa da professora Lúcia França nas questões do sistema prisional paulista. "Em toda a minha longa carreira de sistema prisional, foi a primeira vez que pude ver a primeira-dama se envolver com tanto interesse e estar presente em diversos momentos acompanhando o trabalho que é realizado dentro dos presídios", afirmou.

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, professora Lúcia França, fez uma fala bastante emocionada, parabenizando ao diretor executivo da Funap pelo trabalho que é realizado pela Fundação. "Eu pude estar com a Funap em diferentes ocasiões e poder acompanhar a transformação que a Funap proporciona na vida dessas pessoas nos faz resgatar a esperança. Eu sou professora e sei que é possível despertar isso no ser humano, acreditar naquilo que cada um tem de melhor. E a Funap faz esse trabalho brilhantemente, conduzida pelo Fernando e sua equipe".

O governador Márcio França analisou o papel do Estado diante das pessoas que enfrentam dificuldades, seja por limitações físicas, financeiras ou por falta de oportunidades. "O Estado tem que priorizar em sua atuação uma política pública que compreenda as diferenças e servir aos diferentes. As pessoas são diferentes, vivenciam realidades diferentes, e devem ser compreendidas em suas diferenças. A população privada de liberdade deve servir como referência para esse olhar do Estado sobre as pessoas que precisam de uma atenção especial", refletiu.

Na sequência, o Diretor de Comercialização da Funap, Giovani José Hernandes, realizou uma apresentação musical, passando à todos os presentes uma mensagem de amor e esperança, através da música Monte Castelo, da banda Legião Urbana.

Em seguida, cada uma das 20 reeducandas presentes foi chamada para receber seu certificado das mãos das autoridades presentes, encerrando essa cerimônia especial.