Sobre a Funap – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) foi instituída pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Lei nº 1.238, de 22 de dezembro de 1976. É vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, que conta, em 2024, com 182 estabelecimentos penais e uma população de, aproximadamente, 200 mil presos.

Desenvolve, há mais de 40 anos, políticas públicas para a reintegração social de pessoas privadas de liberdade por meio de seus programas e projetos sociais, ofertando assistência jurídica, formação social e profissional, postos de trabalho e atividades culturais aos reeducandos do Estado de São Paulo, promovendo a reinserção social do apenado.

MISSÃO

VISÃO

VALORES

Promover a reintegração social da pessoa privada de liberdade, oferecendo oportunidades para sua transformação pessoal, como indivíduo e cidadão.

Ser reconhecida como referência nacional na gestão de políticas, programas e projetos de reintegração social no âmbito do sistema penitenciário, possibilitando às pessoas que se encontram em privação de liberdade acesso à cultura, à qualificação e capacitação profissional e ao trabalho.

ₒ Respeito aos Direitos Humanos, à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

ₒ Equidade de oportunidades.

ₒ Honestidade de propósitos.

ₒ Transparência administrativa.