Projeto Pintando a Liberdade – Pintura em Tela – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Projeto Pintando a Liberdade – Pintura em Tela 

O projeto oferece curso de pintura de quadros como forma de expressão cultural da pessoa privada de liberdade incentivando o cultivo da sensibilidade, direcionando a percepção do lado mais sutil e refinado da vida e despertando o lado artístico através de oficinas práticas de pintura a óleo. As aulas são aplicadas por monitores de apoio aos demais internos com o apoio de parceiros da iniciativa privada para o fornecimento de insumos.

O projeto tem por objetivo ampliar as dimensões de conhecimento relativos à estética, beleza, sensibilidade e senso crítico, além de estimular as habilidades manuais e despertar a criatividade percebida pela ampliação do universo de atividades de conhecimento.

Na perspectiva educativa, proporciona ao participante o acesso ao conhecimento histórico fascinante da arte, prevendo dinâmica de atividades com exercícios práticos, produção de trabalhos, leitura de textos e treinamentos, iniciação ao desenho artístico, pintura em tinta óleo e composição de história da arte.