Programa Cultural de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade” – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Programa de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade”

Os projetos de incentivo à leitura nas unidades prisionais são uma estratégia organizada em parceria e cooperação, contemplando a leitura livre e a dirigida, estruturada em “clubes de leitura” sob a gestão da FUNAP.

O empréstimo de títulos e obras literárias às pessoas privadas de liberdade caracteriza o processo de aprimoramento classificado como leitura livre, que acontece nas salas de leitura das Unidades Prisionais, em espaço com acervo variado de obras, gerenciado com apoio da FUNAP.

Já o fomento da leitura dirigida para as pessoas privadas de liberdade é organizado a partir da formação de um acervo bibliográfico, indicando a leitura, a discussão qualificada e a reflexão contextual, concluídas com a elaboração de resenhas escritas individuais , que avaliadas proporcionam a possibilidade de remição da pena pela leitura.

É um processo inovador, voltado a estimular o hábito da leitura e o aperfeiçoamento da língua escrita em pessoas privadas de liberdade, buscando o aprimoramento da formação pessoal, cultural e profissional desenvolvida junto às entidades da sociedade civil, envolvendo as instituições de ensino superior e as editoras.


VENCEDOR DO PRÊMIO IPL 2016 (CATEGORIA CADEIA PRODUTIVA)