Fundador – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Quem foi o Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel?

O Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel nasceu em 1º de janeiro de 1922, na cidade de Casa Branca no interior paulista.
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e dedicou sua vida ao estudo, aperfeiçoamento e aplicação do Direito Penal, vindo a ser o primeiro Presidente do antigo Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo.

Na vida pública foi Secretário de Estado dos Negócios da Justiça, entre os anos de 1975 a 1979, oportunidade em que instituiu a Fundação Estadual de Amparo ao Trabalhador Preso – Funap que, mais tarde, seria batizada de Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap em sua homenagem.

No ano de 1983, o Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel também marcou importante passagem pela Secretaria de Segurança Pública, onde esteve à frente da política de segurança pública paulista dirigindo os trabalhos das maiores organizações policiais do país.

Lamentavelmente em 1991 a Funap perde seu fundador, que além de deixar um vasto legado de livros, sentenças e alunos que contribuem para o fortalecimento do Direito Penal brasileiro, marcou a história no desenvolvimento do processo de reintegração social da pessoa privada de liberdade.

A Funap, tal como por ele idealizada, hoje serve como modelo para as iniciativas na área de reintegração social em todo o país.