FUNAP INICIA CLUBES DE LEITURA NO PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

FUNAP INICIA CLUBES DE LEITURA NO PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES

Nesta segunda-feira (10), a Funap iniciou o Projeto Clube de Leitura no Presídio Militar Romão Gomes (PMRG), realizado em parceria com a Companhia das Letras.

No total, são 60 participantes, divididos em três grupos de 20 internos cada. O trabalho prevê a realização de 10 ciclos de leitura e contará com mediações presenciais para o debate das obras lidas, realizadas por monitores e supervisores da Funap, e o Projeto conta ainda com a possibilidade de mediações complementares realizadas à distância.

O acervo de obras do Projeto é formado por obras da literatura nacional e estrangeira, tendo como fundamento a inclusão de temáticas relacionadas à proteção da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, do respeito à diversidade, à preservação do meio ambiente e à cultura da não violência. Serão abordadas obras como O Fazedor de Velhos, O Pequeno Príncipe, As Últimas Testemunhas, Eu Sou Malala, entre outras.

No encontro de hoje, além da equipe do PMRG, participaram presencialmente José Antonio Gonçalves Leme, supervisor regional da Funap e Agostinho Mariano Fernandes, monitor de educação da Funap, que apresentaram aos reeducandos o Projeto, as propostas de leitura, a metodologia de mediação e as orientações sobre ressocialização por meio da leitura.

O encontro também foi acompanhado de forma remota pela representante da Companhia das Letras, Vanessa Ferrari e pelo gerente de educação da Funap, André Vinícius Garcia.

O Projeto Clube de Leitura faz parte do Programa de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade” (PROLLIB) e tem o objetivo de promover a oportunidade de inclusão por meio do fomento à leitura, privilegiando o desenvolvimento da escrita e do hábito de ler, além do aprimoramento da formação pessoal, cultural, profissional e social da pessoa privada de liberdade.

Categories:

Tags:

Comments are closed