Exposição fotográfica “Ressocializar Integra” mostra rotina das oficinas da Funap dentro das unidades prisionais – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Exposição fotográfica “Ressocializar Integra” mostra rotina das oficinas da Funap dentro das unidades prisionais

A exposição conta com fotos de oficinas instaladas dentro dos presídios e apresenta iniciativas de reintegração social

A partir desta terça-feira (04) será possível conferir na estação Fradique Coutinho (Linha 4 – Amarela) a exposição fotográfica “Ressocializar Integra”. 

Composta por 20 painéis, a exposição mostra uma face pouco conhecida do sistema penitenciário brasileiro. Nas fotos são apresentadas algumas das iniciativas desenvolvidas nas Unidades Prisionais do Estado de São Paulo com foco na reintegração social por meio do trabalho dos presos e na criação de um ciclo sustentável de produção, capaz de aliar dignidade humana e responsabilidade comunitária e pessoal ao processo de reintegração social, de forma a obter os melhores resultados possíveis junto à sociedade.

As imagens foram capturadas pelo fotógrafo Guto Âmbar nas oficinas da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que é responsável pelo desenvolvimento de programas voltados à recolocação da pessoa privada de liberdade na sociedade de forma saudável e produtiva.

A exposição é uma parceria da Funap com a ViaQuatro e pode ser vista na Estação Fradique Coutinho no período de 04 a 31 de maio e, em seguida, irá para a Estação Higienópolis-Mackenzie, também da Linha 4 – Amarela, onde fica instalada de 02 a 30 de junho.

De acordo com o Diretor Executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto, “a exposição tem o objetivo de divulgar a instituição e a importância do trabalho no processo de ressocialização do reeducando, tornando–o uma pessoa apta à reinserção social”.

“Essa exposição contribui para reduzir os preconceitos e colaborar para que tenhamos uma sociedade menos desigual”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Via Quatro.

Categories:

Tags:

Comments are closed