Funap lança e-commerce para venda de artesanato produzido nos presídios – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Funap lança e-commerce para venda de artesanato produzido nos presídios

Itens comercializados são fruto de programa de qualificação profissional e reintegração social para reeducandos

A ação inovadora no sistema prisional brasileiro permite que pessoas de qualquer lugar do Brasil possam adquirir os produtos confeccionados por meio dos programas de reintegração social desenvolvidos nos presídios paulistas.

A disponibilidade dos produtos em meio digital coloca a inovação tecnológica à serviço da reintegração social, contribuindo para a expansão do número de postos de trabalho dentro das unidades prisionais e promovendo a economia criativa como forma de retorno sadio ao convívio social.

A plataforma foi desenvolvida pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária e responsável pela elaboração e execução de políticas públicas que promovam a reintegração social dos apenados, como forma de dar continuidade aos trabalhos de comercialização dos produtos durante a pandemia de Covid-19, que restringe a possibilidade de compras presenciais.

Na primeira fase de implantação do e-commerce, estão disponíveis mais de 40 artigos de artesanato de diversas linhas, como patchwork, bordado, crochê, ente outros, com preços a partir de R$ 5,00. Todos os itens são produzidos nas oficinas do Programa ARCOS – Escola de Empreendedorismo em Arte, que oferecem aos participantes capacitação profissional, geração de renda e a possibilidade de remição de pena, além de proporcionar aos reeducandos a participação de rotinas saudáveis de trabalho, aprendizado e convivência.

Além disso, o e-commerce também disponibiliza, a preços acessíveis, máscaras de proteção descartáveis, máscaras reutilizáveis e protetores faciais do tipo face shield que, assim como os itens de artesanato, são produzidos em oficinas da Funap que viabilizam postos de trabalho aos reeducandos. No momento, a plataforma possibilita a realização de pagamentos via cartão de crédito, com todos os certificados necessários para a realização de transações eletrônicas completamente seguras e já está disponível ao público por meio do endereço www.funap.com.br.

Categories:

Tags:

Comments are closed