Reeducando elogia qualidade de curso dado pela Funap – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Reeducando elogia qualidade de curso dado pela Funap

Detento de 39 anos encaminhou carta à direção da Funap para agradecer curso ofertado de auxiliar de mecânica a diesel

Uma carta recebida pela direção da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, a Funap, reforçou a já conhecida excelência dos cursos ministrados pela instituição a reeducandos do sistema prisional paulista.

Ela veio de um detento de 39 anos da Penitenciária Nestor Canoa, recém-formado como auxiliar de mecânica em motores diesel, curso com carga horária de 81 horas realizado na sede da Fundação em Mirandópolis, em parceria com o Senai, a prefeitura do município e o Lions Club.

Tendo cursado duas graduações, sem conseguir concluí-las, o reeducando comenta sobre a “rica oportunidade” que teve, junto com outros 12 detentos e 13 alunos de comunidades carentes de Mirandópolis, de receber instruções profissionalizantes de qualidade.

“O curso, mesmo fora da minha área de atuação, me ensinou e aos demais muito mais que mecânica”, afirma, fazendo questão de “expressar gratidão” por conseguir concluí-lo “com êxito”€.

Ainda na carta, o reeducando faz um agradecimento ao instrutor, também detento e que já havia concluído o curso, ministrando atualmente as lições sob a supervisão da Funap, de quem é contratado e recebe valores mensais, com base nas determinações da Lei de Execução Penal (LEP).

“[O instrutor] contribuiu significativamente em nosso crescimento profissional e pessoal. De maneira paciente e solícita, ensinou, instruiu, corrigiu e encorajou. Exaltou nosso espírito de trabalho em equipe, respeito, comportamento, responsabilidade e sentimento de que todos podemos alçar grandes objetivos na vida.”

Curso

De acordo com o gerente regional de Araçatuba, Antonio Marcos Hidalgo, o autor da carta faz parte da primeira turma a se formar na região em 2020, recebendo 81 horas de instruções, divididas em 27 dias letivos, com duração de três horas cada, na sede da Funap em Mirandópolis.

Ele comentou ainda que mais 10 turmas devem fazer o curso até o final do ano, nos períodos da manhã e da tarde.