Supervisora da Funap ensina reeducandas a costurar há mais de 30 anos – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Supervisora da Funap ensina reeducandasa costurar há mais de 30 anos 

Margarida Yatabe esbanja vontade de capacitar e mudar o futuro das costureiras privadas de liberdade

No terceiro andar da sede da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” o barulho dos maquinários de costura chama a atenção. Isso porque lá tem uma oficina de artesanato que reúne 10 reeducandas do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária Feminino de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.

Ensinar com riqueza de detalhes e corretamente é a preocupação de Margarida Yatabe, de 66 anos. Ela supervisiona e compartilha o que sabe com as novas costureiras privadas de liberdade. “Eu gosto de ensinar corretamente e, para isso, é necessária muita paciência. Precisamos entender que é um processo demorado; às vezes, é preciso explicar como colocar a linha na agulha.”

Há 31 anos na Funap, Yatabe conta que sempre trabalhou com presas e, com orgulho, comenta que ensinou todas as reeducandas da Oficina de Tremembé, além de formar mestres para replicarem o conhecimento posteriormente.

A vasta experiência lidando com mulheres reclusas ensinou a supervisora que manter a amizade e cativar são cruciais para um bom relacionamento dentro do ambiente onde elas permanecem cerca de oito horas diárias. “Ter uma proximidade é importante porque elas precisam de uma palavra de conforto, de um abraço.”

A Oficina de Costura propicia remição de pena pelo trabalho e remuneração, uma vez que elas são contratadas e capacitadas pela Funap. Além disso, a possibilidade de aprender a costurar simboliza uma oportunidade profissional para o futuro em liberdade. 

Os produtos de artesanato são comercializados na loja localizada nas proximidades da estação São Bento, na rua Libero Badaró, 600. O grande sucesso do momento tem sido os cachorrinhos de pano e o kit de cozinha (avental, luvas e pega panela). Todo o valor arrecadado com as vendas é revertido para os programas da Funap.

Categories:

Tags:

Comments are closed