Oficina de reforma de cadeiras no Romão Gomes deve começar ainda neste mês – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Oficina de reforma de cadeiras no Romão Gomes deve começar ainda neste mês

Funap também irá produzir cadeiras de rodas a partir de outubro


Deve ficar pronta ainda neste mês a primeira oficina de reforma de cadeiras de rodas dentro do presídio da Polícia Militar paulista, o Romão Gomes. A iniciativa faz parte do programa “Recomeçar”, da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), idealizado pelo diretor-executivo Henrique Neto para atendimento a instituições públicas e privadas que necessitem de reparo em cadeiras hospitalares.

Cerca de 10 reeducandos devem trabalhar na oficina após capacitação dada por profissionais da Funap, explica o superintendente da diretoria-adjunta de produção, Marcelo Nagy. Segundo ele, a oficina está praticamente pronta e deve entrar em operação daqui a aproximadamente duas semanas, período em que o treinamento deve ocorrer.

Nagy explica ainda que, além de oficina para reforma, a Funap deve terminar até o final de outubro um espaço destinado à produção de cadeiras de rodas em uma unidade prisional de Sorocaba. “Serão cadeiras totalmente desenvolvidas pela Fundação” afirma.

De acordo com o superintendente, um dos objetivos do programa é possibilitar a compra, por pessoas portadoras de necessidades especiais, de cadeiras de rodas de qualidade e por custo bastante baixo. Ele cita ainda uma dupla importância da iniciativa.

“Uma delas é o cumprimento da finalidade estatutária da Funap, que é a de propiciar trabalho a pessoas privadas de liberdade, visando sua profissionalização, que é acompanhada de uma certificação que facilita a reinserção na sociedade e diminuição da chance de o reeducando voltar a reincidir.”

A outra, explica, é tornar acessível o produto, em razão do custo menor, a um maior número de pessoas necessitadas, observando que, por vezes, tais pessoas permanecem em camas, sem poder levantar, por não terem condições de adquirir uma cadeira de rodas.

Categories:

Tags:

Comments are closed