Iniciativas da Funap são assuntos em programas de rádio – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Iniciativas da Funap são assuntos em programas de rádio

“Larga Brasa” e “Conectados” falam sobre a oferta de trabalho para apenados

Alocação de Mão de Obra prisional e Workshop, em Ribeirão Preto, foram pautas nos programas de rádio do Grupo Thathi de Comunicação. A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) foi representada pelo gerente regional, Silvio Luís do Prado.

Na entrevista, Silvio contou como ocorre o processo de contratação da mão de obra prisional e esclareceu que o salário que os reclusos recebem vai para uma conta que poderá ser acessada após o cumprimento da pena, com exceção de parte do montante, repassado a familiares a pedido dos próprios reeducandos. Sempre com o aval do Poder Judiciário.

Além da remuneração de 75% de um salário mínimo, há a remição de pena: a cada três dias trabalhados, um é remido.

A oportunidade de trabalhar se estende a apenados do regime semiaberto e fechado, com as empresas tendo a escolha de instalar uma fábrica dentro da unidade prisional ou levá-los para trabalhar fora. Isso acontece, por exemplo, com prefeituras que empregam reeducandos para atuarem na manutenção da cidade.

WORKSHOP

O Workshop, organizado pela Funap, é voltado para empresários e administradores públicos interessados na contratação de mão de obra de reeducandos do sistema prisional.

Serão apresentadas as linhas de produção instaladas nos estabelecimentos penais e orientação técnica e legal dada por diretores da Fundação aos interessados em firmar contratos.

Silvio aproveitou para destacar que o evento é uma oportunidade para mostrar às empresas e órgãos públicos a importância e os benefícios de empregar pessoas privadas de liberdade.

O evento acontece no dia 18 de setembro, às 18h, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, localizada na avenida Jerônimo Gonçalves, 1200, no Centro. A entrada é gratuita.