Reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista recebem certificados de curso de administração – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista recebem certificados de curso de administração

Uma nova turma está programada para iniciar já no segundo semestre deste ano


Vestidas de beca, mulheres do regime fechado da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista colaram grau e receberam os certificados de curso técnico em Administração, na última terça-feira, dia 25.

O curso foi desenvolvido como projeto piloto de Classes Descentralizadas, iniciativa da Fundação “Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel” – Funap, da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e do Centro Paula Souza, por intermédio da Etec Professora Carmelina Barbosa, de Dracena.

“Este projeto teve início no ano passado e gerou grande expectativa, pois tem potencial para alcançar muitas outras unidades prisionais. O grande diferencial, além da qualidade do ensino, é que caso a estudante obtenha o benefício da liberdade, ela pode continuar os estudos nas Etec’s”, afirma a gerente regional da Funap em Presidente Prudente, Camila Menotti.

A Funap insere este tipo de conteúdo através de seu Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”€, que oferece atividades teórico-práticas que favoreçam mudanças no comportamento, além de proporcionar oportunidade de aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades.

Um dos pilares do Programa é a Formação Profissional, que por meio de parcerias com instituições de ensino oferta qualificação profissional aos reeducandos de São Paulo, compreendendo que a preparação destas pessoas para o mercado de trabalho é essencial no processo de ressocialização. 

As aulas tiveram início há um ano e foram ministradas em período integral durante toda a semana. Os encontros ocorriam no Pavilhão Escolar e em ambiente virtual, sem acesso à internet. Além de Tupi Paulista, há também experiência parecida na Penitenciária de Assis, onde o curso técnico acontece concomitantemente ao ensino médio.

Categories:

Tags:

Comments are closed