Reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista recebem certificados de curso de administração – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Uma nova turma está programada para iniciar já no segundo semestre deste ano

Vestidas de beca, mulheres do regime fechado da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista colaram grau e receberam os certificados de curso técnico em Administração, na última terça-feira, dia 25.

O curso foi desenvolvido como projeto piloto de Classes Descentralizadas, iniciativa da Fundação “Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel” – Funap, da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e do Centro Paula Souza, por intermédio da Etec Professora Carmelina Barbosa, de Dracena.

“Este projeto teve início no ano passado e gerou grande expectativa, pois tem potencial para alcançar muitas outras unidades prisionais. O grande diferencial, além da qualidade do ensino, é que caso a estudante obtenha o benefício da liberdade, ela pode continuar os estudos nas Etec’s”, afirma a gerente regional da Funap em Presidente Prudente, Camila Menotti.

A Funap insere este tipo de conteúdo através de seu Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”€, que oferece atividades teórico-práticas que favoreçam mudanças no comportamento, além de proporcionar oportunidade de aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades.

Um dos pilares do Programa é a Formação Profissional, que por meio de parcerias com instituições de ensino oferta qualificação profissional aos reeducandos de São Paulo, compreendendo que a preparação destas pessoas para o mercado de trabalho é essencial no processo de ressocialização.

As aulas tiveram início há um ano e foram ministradas em período integral durante toda a semana. Os encontros ocorriam no Pavilhão Escolar e em ambiente virtual, sem acesso à internet. Além de Tupi Paulista, há também experiência parecida na Penitenciária de Assis, onde o curso técnico acontece concomitantemente ao ensino médio.