Educação Básica para privados de liberdade é tema de orientação técnica para servidores – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Encontro contou com cinco palestras e divisão de grupos para debate e novas propostas

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, juntamente com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou um encontro de orientação técnica com o tema “A oferta da Educação Básica a jovens e adultos em situação de privação de liberdade no estado de São Paulo”.

A atividade aconteceu na última terça-feira (11/06), na Escola da Administração Penitenciária (EAP), na zona norte de São Paulo. O objetivo era orientar e formar os envolvidos na educação formal oferecida no sistema prisional, além de promover o debate de novas propostas para o ensino nas unidades prisionais.

Nivaldo Restivo, Secretário de Estado da Administração Penitenciária

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, pelo Diretor Executivo da Funap, Henrique Neto e pela Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação, Renilda Peres. Em seguida, iniciaram-se as palestras proferidas por servidores da SEE, da SAP e da Funap.

No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos, com o objetivo de analisar o cenário da educação em privação de liberdade e elaborar um documento com propostas de melhorias e ações. Ao final da atividade, o representante de cada grupo expôs os principais pontos das propostas.

O encontro foi direcionado especialmente às equipes da capital, região metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral, e contou com a participação dos gerentes regionais, supervisores regionais e monitores de educação da Funap, equipes da COREMETRO e COREVALI da SAP e de 12 Diretorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação.

Nos próximos meses a atividade será realizada nas demais regiões do estado, com suas respectivas equipes regionais, de modo a abranger toda a extensão do sistema prisional paulista.