Projeto em parceria com IFSP moderniza salas de aula em presídios paulistas – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Projeto em parceria com IFSP moderniza salas de aula em presídios paulistas

A ação piloto começa no CR de Atibaia e é resultado da parceria com o Instituto Federal de São Paulo


A Fundação ”Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) lançaram, no Centro de Ressocialização de Atibaia, uma tecnologia social que irá modernizar espaços de educação em unidades prisionais paulistas. A atividade acontece em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Trata-se de uma tecnologia social, desenvolvida pelo IFSP, planejada para promover a reintegração por meio da educação da pessoa privada de liberdade ou em liberdade assistida no sistema penitenciário brasileiro. O intuito é incluir formação social e cursos profissionalizantes modernizados no ambiente escolar.

Na prática, o convênio irá inovar as atividades educacionais para as pessoas privadas de liberdade, disponibilizando recursos digitais sem acesso à internet nas salas de aula do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – ”De Olho no Futuro”.   

Ofertado inicialmente na modalidade formação inicial e continuada (FIC), serão ministrados cursos de Informática Básica no qual o primeiro módulo terá 24 horas de carga horária. O propósito é formar três turmas de oito reeducandos e, gradualmente, expandir a metodologia para todo o Estado.

Sobre a Funap

A Fundação ”Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária que conta, atualmente, com 171 estabelecimentos penais.

Tem por missão institucional planejar, desenvolver e avaliar, no âmbito estadual, programas sociais nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade, desenvolvendo, assim, seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais e contribuindo para a inclusão social dos mesmos.

Categories:

Tags:

Comments are closed