Escola + Bonita vai revitalizar mais de 2 mil escolas estaduais com trabalho de presos – Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" – Funap

Escola + Bonita vai revitalizar mais de 2 mil escolas estaduais com trabalho de presos

Escolas da rede estadual ganharão uma cara nova graças ao trabalho de presos em regime semiaberto


O Governador João Doria lançou nesta quarta-feira (30/1) o projeto Escola + Bonita. A parceria entre as Secretarias da Educação, Administração Penitenciária e de Desenvolvimento Econômico prevê a revitalização de 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020.

Por meio do programa Via Rápida Expresso, serão pintadas 500 escolas. Neste projeto, os reeducandos participantes serão capacitados e pintarão escolas durante este curso profissionalizante.

Outras 1,6 mil serão recuperadas graças ao trabalho de presos contratados por meio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, totalizando 2,1 mil. Muito destes reeducandos possuem capacitação em pintura, hidráulica e elétrica. Os que não tiverem serão qualificados pelo Centro Paula Souza. Todas outras escolas que apresentarem a necessidade de reparos serão atendidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Graças a uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária, da Educação e de Desenvolvimento Econômico, presos do regime semiaberto estão sendo capacitados como pintores. Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Além de recuperar prédios públicos e contribuir para oferecer melhores condições de ensino, o programa ainda permite que os reeducandos possam sair com uma profissão após o cumprimento de pena ? com essa qualificação, eles podem trabalhar como pintores profissionais.

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiaberto, internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

Categories:

Tags:

Comments are closed